Rótulos?!


A cada festa que se passa observamos olhares tendenciosos de uma boa parte de nossa cena a aqueles famosos adeptos de uma dança estranha e até engraçada na qual nem vou citar o nome.  

Em meados do surgimento deste tipo de dança,apenas mulheres se extravasavam rebolando ao som do belo progressive,o problema que vários enxergaram neste tal movimento piorou quando alguns caras de uma ''geração academia'' resolveram requebrar feito garotas.Até ai não vejo nenhum problema,uma pessoa tem direito de se manifestar de qualquer forma a música;  
Dando continuidade ao caso,certos individuos tiveram a ''EXCELENTE'' idéia de postar sua dança em redes sociais como o youtube,com titulos referentes ao psy trance,sendo que no vídeo estaria tocando um electro ''rasgado''.
Devido ao sucesso dos vídeos,várias pessoas começaram a seguir a nova tendência e se manifestarem adeptas da ''cultura'' trance.Nenhum problema até ai..o grande erro disto foi a chegada de pessoas sem noção alguma sobre onde estava.Estes são os mesmos que antes do ''boom'' da cena eletrônica,deturparvam o contexto de outro movimento cultural que estivera presente na mídia.  
 Estes que foram domesticados de famosos ''fanfas'' nos trouxeram grandes desordens,como pista de dança se tornando um tremendo lixão,crescimento absurdo de drogas ilícitas,confundiram liberdade com libertinagem. 
Antes mesmo dos ''fanfas'',o consumo de enteogenos em raves antigas era claro,não vejo problema algum em consumir enteogeno para buscar um beneficio,mas até explicar para alguns sobre enteogénos... - infelizmente muitos confudem isto com drogas -.
Com uma imagem totalmente queimada com a polícia,os mesmos precisavam mostrar serviço para a mídia que generalizou totalmente nossas raves levando o movimento totalmente ao brejo.Para resolver o problema nárcoticos decidiram proibir raves em alguns estados,e esqueceram totalmente dos traficantes que as trazem para os pequenos fornecedores e aproveitadores da situação(Grande solução tomada não?).
Grande parte deste público chegou apenas para curtir,como se curte em qualquer balada no final de semana ou em uma casa de show rotineira de sexta-feira.Certamente foram recebidos de braços abertos em raves,o problema que estes chegaram alterando totalmente o contexto da festa.O underground de algumas festas acabou em contradição a cultura de massa.Vendo que isto estaria trazendo grande lucro,raves ditas como ''grandes'' acabam investindo piedosamente em excelentes djs e produtores do ramo mainstream,o que se tornou de uma grande ajuda a todos(Ou um grande problema a alguns).
Excelentes nomes surgem em raves nacionais,e movidos pelo surgimento alucinado de um público influenciado pela atual moda.Estas mesmas raves que antigamente atraiam ainda uma parte do público com aversão ao modismo e novas ''tendências'',mesmo com poucos nomes conhecidos,seguiam a velha e boa ideologia dos antigos ''rituais'' realizados em goa.Se levados pelo conceito a este novo público,os participantes das ''raves antigas'' acabaram deixando-as de lado e participando somente de festivais no Brasil.
Não chego a rotular estes ''novos'' adeptos que chegaram as festas sem conhecimento algum sobre e-music,lhe faltou informação nestas festas.Acho que o grande culpado nisto foi as própias raves comerciais,visando sempre o lucro,deixaram de lado todo o tracionalismo ''roots'' das festas eletrônicas e lançaram absurdamente todos ao comodismo,preços ridiculos e sem nenhum acesso a cultura raver,com isto estas se tornaram até mesmos repetitivas e melancolicas.
Acredito se boa parte destes que deturparam o movimento estivessem cientes de onde estavam,ainda sim iriam se mostrar repugnantes.Muitos estão ligados a cultura de massa,seria necessário lhe mostrar aquela verdadeira informação envolvendo um contexto geral,não somente as raves.E muitos outros estão apenas a procura de farra,não vejo problema algum até que cheguem a ''atrapalhar'' as festas de e-music.
Soube que alguns organizadores de grandes festas estariam trabalhando em parceria com alguns traficantes para se buscar lucro,e isto não acontece somente em raves,e sim em todo tipo de festa seja ela de rock,forro,brega,pagode e etc...Grande parte da culpa são destes que estão(desculpem a expressão)fodendo para a ideologia da festa,apenas estão buscando retorno $$$$.
Vale lembrar que meu comentário foi referente a festas no cenário nacional,felizmente nossa cena local ainda não ocorre muito disto.Felizes somos nos,da cena paraense,onde grande parte de nossas festas são feitas na ''raça'' e paixão a música eletrônica.
Nossas festas não são um grande desfile de moda,respeito.

0 comentários: